Institucional FETRAF-PARANÁ

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Paraná – FETRAF-PARANÁ – consolida um processo de articulação do movimento sindical combativo, na região sul, que teve origem na década de 80, com a formação da Articulação Sindical Sul. Com a afirmação da Central Única dos Trabalhadores no setor rural, a Articulação transforma-se, em 1992, no Fórum Sul dos Rurais da CUT, instância articuladora dos sindicatos cutistas vinculados ao DETR/SC, ao DETR/CUT-RS e ao DETR/CUT-PR, surgindo em 1997, a FETRAFESC.

Durante o 1º Congresso Sindical da Agricultura Familiar da Região Sul, realizado de 28 a 30 de março de 2001, em Chapecó (SC), foi criada a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF-SUL/CUT). O evento contou com a participação de 2.000 pessoas representando mais de 100 sindicatos de trabalhadores na agricultura familiar e de trabalhadores rurais. A criação da entidade foi aprovada por 1.212 delegados e delegadas.

A criação da FETRAF-SUL/CUT teve como estratégia a construção de visibilidade, identidade e representação da agricultura familiar, tornando-se efetivamente um ator social e político no processo de elaboração e construção de ações vinculadas à organização da produção, assistência técnica, crédito, habitação rural, entre outras.

Neste sentido, visando fortalecer a ação política e organizativa em cada estado da região Sul, no III Congresso da FETRAF-SUL/CUT realizado nos dias 27, 28 e 29 de Março de 2013, em São Lourenço do Oeste-SC, os/as delegados/as presentes definiram pela criação das federações estaduais.

No Paraná a criação da federação estadual se deu no Congresso Estadual da Agricultura Familiar, realizado nos dias 02, 03 e 04 de dezembro de 2013, em Francisco Beltrão-PR com mais de 1 (um) mil agricultores/as familiares presentes.

Fazem parte da FETRAF-PARANÁ/CUT os Sindicatos de Trabalhadores na Agricultura Familiar, Sindicatos de Trabalhadores Rurais e as Associações Sindicais, totalizando 52 entidades filiadas e organizadas em 06 microrregiões, abrangendo aproximadamente 100 mil famílias de agricultores e agricultoras familiares.

A FETRAF-PARANÁ/CUT defende uma nova concepção de Estado democrático, transparente e participativo, com um sistema de produção sustentável, priorizando o meio ambiente e a vida. A entidade está voltada à construção da cidadania e da solidariedade, contribuindo na construção de um país mais justo. Entre seus objetivos estratégicos está a busca do fortalecimento, a valorização e a representação da Agricultura Familiar do Estado do Paraná, contribuindo efetivamente na elaboração e implementação de um Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, implementando iniciativas concretas, disputando políticas públicas, construindo políticas que valorizem o espaço local.