Postado em: 18/12/2017 11:25:28

Post by: Diego

XXVII REAF aprova recomendações para a Juventude Rural e contra a violência de gênero

Lideranças da agricultura familiar da CONTRAF BRASIL participam das atividades que acontecem no XXVII REAF, com objetivo de fomentarem ações específicas para avançarem no setor.

A XXVII Reunião Ordinária da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (REAF) realizada de 04 a 08 de Dezembro de 2017, em Florianópolis-SC, concluiu os trabalhos, nesta sexta-feira (8), sob a Presidência Pro Tempore do Brasil, com a aprovação de dois importantes projetos de recomendações: Políticas Públicas para as Juventudes Rurais (nº 02/17) e Políticas contra a Violência de Gênero no Meio Rural (nº 03/17). As propostas serão encaminhadas ao Grupo Mercado Comum (GMC).

Para orientar a agenda de Juventude na região e fornecer elementos para que os Estados sigam a importante e abrangente recomendação, a plenária da REAF pleiteou que as seções nacionais apresentem, já na próxima reunião da Comissão de Juventude Rural, propostas para o programa regional que tenham como foco: crédito, inovação tecnológica, assistência técnica e extensão rural (ATER), terra, água, compras públicas, selos de identificação, cooperativismo e associativismo, incluindo educação do campo.

Outra novidade é um diagnóstico que será elaborado com a participação dos/as jovens nas organizações contendo a análise das últimas seis edições das seções nacionais. O objetivo é discutir estratégias para garantir a participação da juventude na REAF e nas organizações. Na área de capacitação, foi acordado a construção de um plano de médio e longo prazo para a juventude na REAF, com apoio da Universidade Federal de Integração Latino Americana (UNILA) e do Grupo de Investigadores de Políticas Públicas da Agricultura Familiar do Mercosul (GIPPAF).

Outro destaque é o Projeto Regional de Intercâmbio e Construção de Capacidades em Inocuidade e Sanidade das Produções da Agricultura Familiar – em busca de Territórios Saudáveis. A proposta, elaborada em conjunto com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), foi enviada para considerações do Grupo de Cooperação Internacional (GCI), em conformidade com o estabelecido na decisão CMC nº 23/14 e solicita assistência ao GCI para a identificação de possíveis fontes de financiamento que permitam sua execução.

A reunião da REAF sediou pela primeira vez a Assembleia Regional do REALASER, Rede Latino Americana de Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural, com a presença das principais instituições de ATER da região. O tema da Assembleia foi "RELASER e os processos de Inovação e Mudança na Ruralidade Latino-Americana".

Os participantes da RELASER discutiram a Contextualização sobre a RELASER e Perspectivas para o futuro, Estratégias de abordagem de ATER com atores-chave na região e um Planejamento para fortalecer as redes de ATER em todos os países da Região.

Representando a CONTRAF-BRASIL estiveram presentes a Coordenadora Nacional de Mulheres Maria Graça Amorin da FETRAF-MA, o Coordenador de Finanças da FETRAF-SC Marcos Rozar e o Coordenador de Finanças da FETRAF-PARANÁ Diego Sigmar Kohwald.

 

O que é a REAF?

A Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (REAF) do Mercosul tem sido apontada como uma referência para a estruturação de fóruns multilaterais de diálogo entre Estado e Sociedade Civil para a construção de políticas públicas. Mas a REAF se tornou algo mais que um espaço público. Ela se tornou uma coalizão política que, dominando capacidades institucionais, articula uma nova plataforma de ações públicas dentro e fora do espaço regional (sul-americano).

Ao longo de seus 13 anos de atividade, a REAF tem promovido o diálogo qualificado entre governos e organizações da agricultura familiar com vistas ao aprimoramento das políticas públicas do setor. A continuidade do modelo de produção e de vida da agricultura familiar e as possibilidades de transformação dos espaços rurais com mais equidade, justiça social e sustentabilidade ambiental, trouxeram para o centro do debate da REAF alguns temas importantes: Juventude Rural, Políticas de Equidade de Gênero, Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres Rurais, Facilitação do Comércio, Acesso a Terra e Reforma Agrária, Mudanças Climáticas e Gestão de Riscos.

Cada tema é discutido em Grupos Temáticos (GT´s) específicos que tem por objetivo tornarem-se um espaço diálogo, de apontamento de demandas e de construção de propostas concretas para cada tema.

 

Fonte: Com informações ASCOM/SEAD e Assessoria de Comunição CONTRAF-BRASIL.

TÓPICOS:

Parceiros

Links úteis

CONTRAF BRASIL