Postado em: 22/09/2017 13:11:38 - Atualizado em 22/09/2017 14:16:35

Post by: diego

IFPR – Campus Capanema – abre inscrições para o Curso Técnico em Agroecologia

Serão ofertadas quarenta vagas destinadas aos agricultores familiares (titulares ou seus dependentes, como, por exemplo, filhos, sobrinhos ou enteados); assentados da Reforma Agrária e reassentados de atingidos por barragens (e/ou seus dependentes).

As inscrições serão realizadas no site do IFPR Capanema até o dia 20 de outubro de 2017. Você pode encontrar informações também aqui no site da FETRAF-PARANÁ ao final desta matéria.

A inscrição e o curso serão gratuitos. O único custo que o estudante e sua família terão será com os alimentos, preferencialmente produzidos pela família, para o período do Tempo Escola, que é o tempo que permanecerá na Casa Familiar Rural de Capanema.

A Alternância se caracteriza pelo desenvolvimento do curso, de forma intercalada, em dois espaços diferentes: o Tempo Escola e o Tempo Comunidade.

Quando estiverem no Tempo Escola, os estudantes iniciarão as atividades escolares às segundas-feiras pela manhã e permanecem na escola até o meio dia de sexta-feira, quando retornarão às suas casas.

No Tempo Comunidade, os estudantes desenvolvem atividades de estudo em suas Unidades de Produção, junto com a família, a partir de um plano de estudo estruturado a partir das atividades desenvolvidas no Tempo Escola.

As atividades do curso serão desenvolvidas na Casa Familiar Rural de Capanema, e se constitui numa das mais importantes experiências de Educação do Campo no Brasil.

 

As aulas terão início no primeiro semestre de 2018

A partir de uma única matrícula na instituição, os estudantes que ingressarem no curso poderão realizar o Ensino Médio ao mesmo tempo em que obtém habilitação profissional técnica de nível médio em Agroecologia.

 

O processo seletivo para este curso está dividido em quatro etapas.

- A primeira consiste no processo de inscrição.

- A segunda é uma visita, por parte da comissão do Processo Seletivo, às famílias dos candidatos.

- A terceira é uma entrevista com os candidatos, realizada quando da visita à família;

- A quarta é um sorteio público, do qual participarão os candidatos considerados aptos nas etapas anteriores, no caso do número de inscrições ter superado ao de vagas ofertadas.

 

Parceiros

Participam como parceiras do IFPR na oferta neste curso a Associação Casa Familiar Rural de Capanema e Planalto, Assesoar, Unicafes Paraná, Infocos / Cresol Baser, a FETRAF PARANÁ e a COOPERHAF.

Participam ainda da parceria a Prefeitura Municipal de Capanema, a Prefeitura Municipal de Planalto e a Prefeitura Municipal de Pérola do Oeste.

Para maiores informações os interessados poderão procurar o Sindicato da Agricultura Familiar de seu município filiado à FETRAF-PARANÁ, ou entrar em contato com o IFPR - Campus Capanema - pelos telefones 0**46 3552 3314 / 3063 e no site capanema.ifpr.edu.br

Mais informações e detalhes do Curso - Clique Aqui 

Confira o Edital do Curso - Clique Aqui

Faça sua Inscrição - Clique Aqui

Complemento para Divulgação do Curso - Ouça - Clique Aquii

TÓPICOS:

Parceiros

Links úteis

CONTRAF BRASIL