Postado em: 19/09/2017 10:49:38

Post by: Diego

Fetraf-Paraná inicia processo de formação de dirigentes

Na última semana nos dias 14 e 15 de Setembro aconteceu a primeira etapa do curso de formação de dirigentes, na fundação Rureco, em Guarapuava.

Este processo utiliza como base metodológica os cursos de ORSB – Organização e Representação Sindical de Base – da CUT, “apontando a necessidade de aprofundar os conceitos utilizados na nossa luta, uniformizando o método e o material utilizado, buscando uma base teórica e conceitual para os participantes, apresentando os desafios do movimento sindical e as ferramentas que contribuam para o avanço das lutas dos trabalhadores”, afirma Neveraldo Oliboni, coordenador da FETRAF-PARANÁ e Tesoureiro da CUT-PARANÁ, na abertura e acolhida aos participantes da 1ª. Etapa.

Segundo Eder Ribeiro Borba e Diego Sigmar Kohwald, presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Coronel Vivida e Marmeleiro, respectivamente, que contribuíram no tema “O Capitalismo sempre existiu?”, destacam que “o curso não tem a pretensão de sanar todas as dúvidas, mas de fornecer subsídios, resgatando o histórico crítico sobre o trabalho na sociedade desde o surgimento do homem até o modelo vigente hoje, o capitalismo. Pois acreditamos que a leitura crítica da nossa história, da nossa entidade e seus objetivos é necessária para que possamos construir novas alternativas à cultura neoliberal que domina os aparelhos do estado e da sociedade”.

Também contribuíram nesta etapa Josenilda da Cruz Ferreira e Luciana de Fátima Alonso Kaiser, presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Candói e Chopinzinho, respectivamente, além de Júlia e Franciane Carlon que estiveram participando do Curso de Formação de Formadores na Escola Sul da CUT. Para elas “o conteúdo visa contribuir para o fortalecimento de nossas utopias sobre um novo padrão de desenvolvimento e de relações sociais, com igualdade, justiça e direitos para todos".

O curso de formação está dividido em três módulos, onde o primeiro teve como conteúdo “A Luta dos Trabalhadores no Brasil”, que fala sobre a formação da sociedade e da classe trabalhadora brasileira, compreendendo as lutas e reivindicações até o golpe militar de 1964.

O segundo módulo abordará sobre o “Novo Sindicalismo e a Fundação da CUT”, que traz o cenário político do final dos anos 70. Esta etapa será realizada no dia 19 e 20 de Outubro.

O terceiro módulo compreenderá a “Organização e Representação Sindical de Base”, elencando os desafios de um novo padrão de relação de trabalho com a presença da ação sindical, destacando a necessidade da criação e fortalecimento de instrumentos de participação ativa dos/as trabalhadores/as como protagonistas da luta cotidiana por melhores condições de trabalho e de vida. Esta etapa será realizada no dia 07 e 08 de dezembro de 2017.

Ao final do encontro, Neveraldo Oliboni destacou a importância da formação sindical, agradecendo à todos/as participantes que se empenharam e priorizaram este momento de formação. “Queremos agradecer aos dirigentes que participaram bem como aqueles que se desafiaram a coordenar a etapa. Contamos com todos/as nas próximas duas etapas”, concluiu Oliboni.

TÓPICOS:

Parceiros

Links úteis

CONTRAF BRASIL