Postado em: 12/09/2017 10:53:42

Post by: Diego

UMIPTT comemora um ano de atividade e inaugura nova sede

Neste período, a Unidade recebeu grande apoio de recursos, mas, devido ao contingenciamento pelo Governo Federal, os valores sofreram fortes reduções. Em 2017, a UMIPTT deverá receber 300 mil reais para investimento em bolsas de pesquisa e em adequação física para instalação de seus laboratórios.

A Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT) do Sudoeste do Paraná inaugurou na sexta-feira, dia 01 de setembro,  a sede administrativa, na UTFPR Câmpus Francisco Beltrão. O espaço será destinado para fisicamente alocar os servidores da Embrapa designados para trabalhar na unidade, assim como, sede de reuniões e trabalho dos demais pesquisadores ligados à unidade

A data também marcou o aniversário de um ano de criação da Unidade que já está com 26 projetos em andamento e é uma junção de pesquisadores de 16 entidades – entre elas a FETRAF-PARANÁ – com o objetivo de realizar pesquisa e transferência tecnológica, inicialmente nas áreas de leites, hortifrutigranjeiros, agroindústria e sucessão familiar. A UMIPTT do Sudoeste do Paraná é a primeira implantada no Brasil a trabalhar com este tipo de cooperação e poderá ser modelo para a criação de novas unidades.

A UMIPTT foi instalada oficialmente em Francisco Beltrão no dia 24 de junho de 2016. A sede administrativa até o momento funcionava em um prédio cedido pela UTFPR. Com a inauguração, as reuniões dos Conselhos bem como a parte administrativa dos projetos e pesquisas serão desempenhados no novo local.

 

Ato oficial de inauguração

Durante o ato oficial, fizeram a frente de honra a vice-reitora da UTFPR, Vanessa Ishikawa Rasoto, o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, o presidente do Iapar, Florindo Dalberto, o deputado federal Assis do Couto, o coordenador do Comitê de Gestão Estratégica da UMIPTT Paulo Czekalski e a presidente da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, Elenir Maciel. Eles também foram os responsáveis, juntamente com um representante de cada uma das entidades que compõe a unidade, em desenlaçar o painel de indicação, símbolo do ato solene.

O coordenador do Comitê de Gestão Estratégica da UMIPTT Paulo Czekalski que também é presidente da Assesoar e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pérola D´Oeste, destacou que muitos esforços e trabalhos são de longa data e não apenas do último ano “estarmos construindo essa unidade de pesquisa onde possamos olhar um pouco para a realidade da agricultura familiar, olhar para a realidade dos nossos municípios do sudoeste e poder desenvolver pesquisas que venham atender nossos agricultores é muito importante”, destacou.

 

A Obra

A nova sede da UMIPTT possui  101,47m²e foi executada em Steel frame, um sistema construtivo ecologicamente correto e inovador no Brasil. São placas de OSB estruturadas com perfis de aço galvanizado. No Brasil alguns grandes centros já utilizam esse sistema construtivo, que é muito comum nas edificações dos Estados Unidos, Canadá, Europa e Ásia. A UMIPTT possui ainda sistema de coleta e aproveitamento de águas pluviais.

 

Propósito das Unidades Mistas

As Unidades Mistas de Pesquisa (UMIPs) são modelagens inovadoras de arranjo institucional. Assim, são criados ambientes colaborativos de pesquisa por meio do compartilhamento de instalações entre pesquisadores e técnicos da própria Embrapa e de outras instituições, nacionais e estrangeiras. As UMIPs reúnem e somam a base de conhecimento da Embrapa e seus parceiros, sem a necessidade de investimentos significativos.

Além da UMIPPT do Paraná, a Empresa conta com a Unidade Mista de Pesquisa em Genômica Aplicada a Mudanças Climáticas, a UMIP GenClima, fruto da parceria entre Embrapa e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da EMBRAPA e UTFPR.

Coordenador da UMIPTT Paulo Czekaski

TÓPICOS:

Parceiros

Links úteis

CONTRAF BRASIL