Postado em: 21/07/2017 18:14:06 - Atualizado em 21/07/2017 18:20:41

Post by: diego

XIV Festa Regional das Sementes

“Semeando Biodiversidade, Colhendo Comida Saudável para o Campo e Cidade”

O Fórum Regional das Organizações e Movimentos do Campo e da Cidade do Sudoeste do Paraná realizou no dia de ontem – 20/07 – a XIV Edição da Festa Regional das Sementes, no Pavilhão da Igreja Matriz no município de Verê-PR com a participação de aproximadamente 900 pessoas.

Estiveram presentes diversas organizações, lideranças e agricultores/as familiares de mais de 30 municípios da região, bem como representantes da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS (Campus Realeza), da Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia – UMIPTT – no Sudoeste do Paraná, juntamente com os Campus da UTFPR de Francisco Beltrão, Pato Branco e Dois Vizinhos, a Unidade de Pesquisa do IAPAR de Pato Branco, além de caravanas de outras regiões do Paraná, em especial do Coletivo Triunfo, AS-PTA e Casa da Semente.

A programação iniciou com a mística organizada pelas escolas municipais de Verê retratando a importância das sementes para a humanidade e, em seguida, assistiu-se o painel principal da festa com o Coordenador Geral do Centro Ecológico de Ipê-RS Sr. Laércio Ramos Meirelles sobre Soberania e Segurança Alimentar. A tarde retomou-se a programação com um ato em alusão aos 20 anos do Núcleo do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia – CAPA – no Sudoeste do Paraná e, o momento tão aguardado por todos/as os/as participantes, que é a partilha de sementes.

O Coordenador Geral da Fetraf-Paraná Neveraldo Oliboni, que também participa do Fórum Regional das Organizações e Movimentos do Campo e da Cidade do Sudoeste e, que esteve prestigiando a XIV Festa das Sementes comentou que o objetivo principal do evento é promover a troca de experiências sobre as sementes crioulas e a produção de alimentos saudáveis. “Queremos parabenizar a todas as organizações do Fórum Regional que não mediram esforços para a realização da 14ª edição da Festa das Sementes, e agradecer aos Sindicatos e Associações Sindicais da região Sudoeste pelo empenho e dedicação na divulgação e na mobilização dos participantes”, concluiu Neveraldo Oliboni.

Por fim, foi lida e aprovada a II Carta da Festa das Sementes que segue na íntegra para conhecimento.

Fotos: Amaro Korb/Assesoar

TÓPICOS:

Parceiros

Links úteis

CONTRAF BRASIL