A Fetraf-Paraná acredita que o futuro da agricultura está nas mãos dos agricultores familiares, que, por meio da agroecologia, promovem um equilíbrio entre produção de alimentos e preservação ambiental.
Como destacou Ana Primavesi, referência brasileira e internacional em agroecologia: “Na agricultura ecológica, o solo é o principal patrimônio, e seu cuidado é essencial para garantir saúde e produtividade.”
A agroecologia não só promove o equilíbrio entre a produção de alimentos e a preservação da natureza, como também fortalece a ligação entre o ser humano e a terra. Como destacou Bernardo, defensor da agricultura sustentável, membro-diretor da ECOARAUCÁRIA e coordenador de Organização da Produção e Política Agrícola da Fetraf-Paraná: “A agroecologia é mais do que uma prática agrícola; é uma forma de vida que nos ensina a coexistir com a natureza e a reconhecer que a terra é nossa maior aliada”, diz ele.
Essa conexão é vital para preservar a água, a vida e a mãe-terra, elementos essenciais para a existência. Sem esse respeito profundo pelo meio ambiente, não há vida. É por isso que eu acredito firmemente que precisamos desenvolver nossas atividades de maneira sustentável, levando em conta o impacto social, ambiental e econômico.
Vamos continuar fortalecendo o movimento agroecológico e apoiar aqueles que estão na linha de frente, cultivando um Paraná mais sustentável e
justo!