Reunião com ministro do MAPA aponta soluções para a crise na cadeia produtiva do leite
No Paraná são mais de 100 mil famílias que dependem desta atividade.
❗Nas últimas semanas o preço do litro do leite pago aos produtores sofreu grande queda ganhando bastante destaque, visto que, a queda chegou a 0,50 centavos em algumas regiões.
A situação causou preocupação aos produtores pois a redução afetaria diretamente a capacidade de produção agravando a situação que já vem de anos.
👉🏼 Um dos pontos mais relevantes na queda dos preços é o aumento expressivo das importações de leite.
De janeiro a abril, houve aumento de cerca de 230,6%, principalmente dos países vizinhos Argentina e Uruguai, segundo dados da plataforma Comex Statcerca.
Esse aumento se dá visto as Resoluções nº 353 e 388, editadas pelo então Governo Bolsonaro, as quais ainda estão em vigor e reduzem as taxas de importação de diversos itens, incluindo leite e derivados.
📢 Dessa forma, a CONTRAF-Brasil e as FETRAF’s de SC, PR e RS realizaram reunião com o Ministro do MAPA, Carlos Fávaro que, atendendo às reivindicações, se comprometeu em revogar imediatamente as Resoluções nº 353 e 388, junto ao Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, a fim de barrar o grande número de importações e equilibrar a balança comercial, fomentando a comercialização do leite produzido no Brasil.
👊🏼 A medida é bastante significativa e busca sanar as dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite e também demonstra o compromisso firmada pela FETRAF e CONTRAF-Brasil na busca de condições dignas de produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar.
🔹 O Coordenador Geral da FETRAF-PR, Elizandro Krajczyk, avaliou positiva a agenda e diz que “essa medida irá beneficiar as mais de 110 mil famílias do Paraná, que estão na atividade leiteira”.
Fonte: Fetraf RS