Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, a equipe de governo pretende aproveitar uma visita do presidente Lula ao Recife para anunciar a retomada do programa.
O Programa foi criado no início do primeiro governo Lula, em 2003 e foi instituído para incentivar a agricultura familiar sustentável por meio do estímulo ao consumo da produção do setor, principalmente por meio de compras feitas por órgãos públicos, vale ressaltar que o PAA no ultimo governo foi um dos programas que fizeram parte do desmonte de políticas públicas em relação a nossa categoria.
Com a volta do programa, iremos contribuir para a formação de estoques públicos, ajudando a evitar a disparada dos preços dos principais alimentos, além de incentivar hábitos alimentares saudáveis. O Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação e valores compatíveis aos de mercado, e os destina às pessoas em situação de Insegurança Alimentar e Nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.
Vida longa ao PAA! Viva agricultura Familiar!