Nos dias 24 e 25 de fevereiro, educandos estiveram na sede da Assesoar, para elaborar trabalhos e relatórios de conclusão do curso, sobre os estudos construídos nas Unidades de Estudo, método proposto pelo Curso de Realidade Brasileira.
O curso que iniciou no ano de 2021, em meio a pandemia, procurou construir para além de uma interpretação do Brasil através dos/as intelectuais brasileiros/as, um processo de práxis junto as chamadas unidades de estudo.
Desafios para seguir com os trabalhos
As unidades de estudo desafiaram os/as educandos/as e a coordenação do curso para em duas ações conjugadas elaborar e propor para as organizações e espaços nos locais. A primeira de levantar junto as organizações questões prioritárias e sintetizar em trabalhos interpretações e reflexões a partir da realidade concreta temas importantes para as unidades de estudo. A segunda a construção em médio e longo prazo a função da pesquisa de compromisso público e popular, em parceria com estes entes no sentido de resolver problemas concretos de setores da sociedade descobertos pelo poder público.
Na avaliação da turma o processo até aqui tem sido muito importante para construir olhares e interpretações que vão provocar e transformar as ações até o momento realizadas. Para o grupo presente nos dias 24 e 25 de fevereiro, o momento específico para refletir sobre o trabalho de campo e a coleta de dados com os acumulados teóricos foi de fundamental importância.
Os Cursos de Realidade Brasileira tem sido uma construção a nível regional e estadual em todo Brasil há mais de 22 anos, contribuindo para uma atualização da análise e intervenção a partir do acumulado brasileiro sobre a realidade nacional.